Bahia, 20 de maio de 2019 às 08:24 - Escolha o idioma: pt Português

Caixa vai investir na implantação do sistema de iluminação de LED em Feira de Santana


Por: - Crédito da Foto:


 

A prefeitura vai solicitar, inicialmente, em torno de 8 mil lâmpadas.

O prefeito Colbert Martins da Silva, disse em entrevista ao Acorda Cidade que a Caixa Econômica Federal vai investir na implantação do sistema de iluminação de LED em Feira de Santana. De acordo com ele, foi realizada uma reunião com a Caixa Econômica e a prefeitura está preocupada porque foi feita uma licitação, há mais ou menos um ano e meio atrás. Essa licitação acabou na justiça, com uma disputa entre dois grupos. Ele anulou a licitação solicitada e ela nem começou a tramitar.

“Por esse motivo o governo resolveu, pedir a Caixa Econômica, que organize um processo, para se fazer a solicitação de nível internacional, com garantias claras de que se houver qualquer tipo de problema, a Caixa é a responsável. Como nós tivemos um prejuízo enorme e atrasaram as lâmpadas de LED, o que nós temos com a Caixa, é que ela vai investir, inclusive com consultorias, para fazer, em termos iguais aos que eles falaram. Belo Horizonte é o único lugar no Brasil que está funcionando e lá não houve dificuldades maiores. Eu espero que a Caixa Econômica possa dar esse upgrade importante para que nós tenhamos iluminação de LED em toda cidade”, afirmou.

O prefeito declarou que o processo para resolver essa situação com a Caixa deve durar mais de dois meses e a prefeitura vai solicitar, em torno de 8 mil lâmpadas. Também vamos começar a fazer algumas trocas na cidade. São 61 mil pontos, e ele frisou que até o final do ano e início do ano que vem a prefeitura deve contemplar uns 12 mil.

“É um sistema de iluminação caro. Ela ilumina muito mais, mas, em compensação, é muito mais cara. Por isso, a parceria público privada, se nós fizermos, embora nós tenhamos a condição de poder fazer aos poucos. Mas, é importante que alguém, que venha para cá, possa trazer a iluminação e fazer a manutenção ao mesmo tempo. A luz não é somente colocar a lâmpada, é manter a lâmpada funcionando. Em razão disso, apesar de que essas lâmpadas de LED, eles dão garantias de até 10 anos. Temos uma segurança maior com a iluminação de melhor qualidade e com um custo menor. São caros, esses processos, devem se baratear ao longo do tempo, mas não podemos ficar na escuridão esperando que eles barateiem”, afirmou.

Colbert informou que as melhorias de iluminação pública na cidade serão feitas inicialmente nas avenidas de maior porte e circulação de pessoas, que têm paradas de ônibus, escolas e maior aglomeração de pessoas. Os bairros com maiores níveis de problemas e riscos também serão prioridade

“Isso é um critério amplo para abarcar a cidade ao máximo que ela puder