Bahia, 16 de dezembro de 2018 às 11:42 - Escolha o idioma: pt Português

Com Datafolha e avaliação médica de Bolsonaro, 2º turno começa para valer


Por: - Crédito da Foto:


 

Pergunta de um milhão de dólares é: cenário a ser mostrado hoje pela pesquisa será perto do definitivo, ou haverá espaço para migração de votos?

Datafolha abre nesta quarta-feira a série de pesquisas sobre as intenções de voto no segundo turno das eleições presidenciais. A divulgação será às 19h. Assim como outros institutos, o Datafolha abre o segundo turno pressionado.

A onda de votos favoráveis a Jair Bolsonaro (PSL) e a seus aliados na reta final do primeiro turno, impulsionada por correntes de WhatsApp, fez com que os cenários mudassem rapidamente na eleição nacional e também nos estados. Os institutos não previram, por exemplo, a ascensão meteórica de Wilson Witzel (PSC) no Rio, nem de Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais. Em artigo divulgado ontem, na Folha de S. Paulo, Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha, afirmam que o instituto sempre enfatizou “a taxa recorde de volatilidade do voto” e “descreveu potenciais de migração para os candidatos que polarizavam a disputa”.