Bahia, 16 de outubro de 2018 às 05:18 - Escolha o idioma: pt Português

Teatro: 11º Fenatifs será lançado nesta segunda no Cuca


Por: - Crédito da Foto:


 

Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana contará com mais de 80 atividades. Programação completa será divulgada no próximo dia 10 de setembro

 

A 11ª edição do Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) será lançada nesta segunda-feira (10), a partir das 8 horas, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

O evento é voltado para impressa, comunidade artística, representantes de escolas públicas e privadas, parceiros, diretores e coordenadores dos espaços de cultura e demais interessados na vasta programação do Fenatifs.

O lançamento contará com as participações das convidadas Rosa Griô (Rio de Contas – BA) e sua famosa personagem Sá Binidita, e das professoras da Uefs, Luciene Souza e Maria Cláudia do Carmo, coordenadoras responsáveis pelo Observatório de Contação de Histórias, que apresentam a performance “Carregando água na peneira – Uma roda que canta, conta e anuncia o que está por vir”. Essa atividade é aberta ao público.

Ainda nesta segunda será realizada das 14 às 18h, a Oficina Pedagogia Griô, ministrada por Rosa Griô, que promove uma vivência com essa metodologia e um contato com a manipulação de bonecos, além de uma roda de apresentação dos ritos do Griô, referenciando a ancestralidade, rodas de encontros com ciranda, música, brincadeira, Toré e contação de histórias.

As inscrições para essa oficina estão sendo feitas pelo site: www.ciacucadeteatro.com.br através de link especifico. O limite é de 30 vagas a serem preenchidas mediante ordem de inscrição e a doação de 1 kg de alimento não perecível é a taxa social de matrícula para essa oficina. Todas as atividades formativas estão disponibilizadas para inscrições pelo site da Cia Cuca.

O festival tem como organizadora a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia – Cia. Cuca de Teatro, com apoio institucional da Universidade Estadual de Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

Há duas décadas trabalhando para o público infanto-juvenil, a Cia. Cuca de Teatro é a maior responsável pela fomentação de cultura na cidade, realizando projetos de grande relevância nacional como o Domingo Tem Teatro, que festeja seus 14 anos em 2018, o Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo, com nove anos de trajetória, de onde se originou o Nucca – Núcleo Circense da Cia Cuca de Teatro e o Fenatifs – Festival Nacional do Teatro para a Infância e Juventude que chega à sua 11ª edição apontando novos caminhos que visam movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude, fazendo de Feira um polo de difusão e referência no teatro infantil no Brasil.

Formado por artistas independentes que trabalham juntos desde 1998, o grupo fundou em 2006 a Cooperativa de Teatro para a Infância e Juventude da Bahia, Sociedade Civil, cultural, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede em Feira de Santana.

Fenatifs 2018

“Por trás de cada espetáculo existe o trabalho de vários artistas que fazem tudo acontecer”, esse é o slogan da edição de 2018 do Fenatifs, um festival de múltiplas ideias, incontáveis saberes, diversas expressões de linguagens e qualificação, com atrações que aproximam o tradicional do teatro para a infância e juventude da produção contemporânea favorecendo assim o diálogo e troca de conhecimentos.

Para a edição de 2018, o Fenatifs recebeu 195 inscrições de espetáculos enviadas pela internet de 12 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Espírito Santo, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Ceará e do Distrito Federal).

O 11º Fenatifs contará com grupos e artistas de 10 estados, com a participação de 14 espetáculos selecionados via editais e 05 espetáculos convidados, totalizando 19 espetáculos que se apresentam como representantes das Mostras Nacional, Interior do Nordeste e Jovens Talentos.

Nas Ações Paralelas, o Fenatifs realiza 33 atividades formativas, compostas por oficinas, workshops, exposição, debates e conversas mediadas pelos críticos, além da Mostra de Talentos Mirins, protagonizada por crianças de instituições que trabalham com teatro em Feira de Santana e região.